Projeto De Apresenta O Do TCC MARINA
É muito importante, tanto para gestante quanto para seus familiares, conhecerem um pouco sobre os tipos de parto a fim de estarem mais bem preparados para este momento tão importante e inesquecível.
Existem diversos tipos de parto porém os mais comuns são o parto normal e a Cesária.
1.1 TIPOS DE PARTO:
a) Parto normal: ocorre pelas vias normais, há menor chance de infecções, menor risco de complicações para mãe e menor chance de dor pélvica crônica.
b) Parto natural: sem intervenções como anestesia episiotomia (incisão efetuada na região do períneo) e indução. O ritmo e o tempo da mulher e do bebe são respeitados.
c) Parto de cócoras: é muito parecido com o natural, mudando porém a posição da mãe, em vez da posição ginecológica normal ela se posiciona de cócoras a fim de se beneficiar da gravidade.
d) Parto instrumental: parto normal no qual é usado instrumento cirúrgico para ajudar o obstetra a tirar o feto. Pode ser fórceps ou vácuo.
e) Parto leboyer: criado pelo francês Leboyer. É um parto realizado em um ambiente com pouca luz e silencioso; o primeiro banho do bebe é dado perto da mãe e o bebe é colocado no colo dela.
f) Parto na água: a mãe dá a luz com a vagina totalmente aberta pela água, sentada em uma banheira.
g) Cesária: não é considerada um tipo de parto, mas uma remoção cirúrgica do feto, pois parto é um processo fisiológico.
h) Parto humanizado: concepção filosófica do parto.
3.1.2 Partos no Brasil De acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS) atualmente, no Brasil, o percentual de partos cesáreos chega a 84% na saúde suplementar. Na rede