1 APOSTILA DE TCC 2010 RESUMIDA 28 02 10
ELABORAÇÃO
PRÁTICA
TCC/ MONOGRAFIA
Elaboração:
Profª Acidália Campos Moretti
ETEC. RUBENS DE FARIA E SOUZA
MONOGRAFIA
O sentido etimológico da palavra monografia é monos= único e graphein= escrever, significando a abordagem de um único tema. Trata-se de um estudo minucioso que propõe esgotar um determinado tema relativamente escrito. (Costa, 1993:34).
Definições
a) Na definição da ABNT (P-TB-49/67), monografia é:
“Documento que apresenta a descrição exaustiva de determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos, econômicos, artísticos etc.”
b) Salvador (1977:32) apresenta a conceituação de monografia segundo alguns autores:
“A monografia é um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizada com profundidade e de forma exaustiva (Rafael Farina).”
“É a descrição ou tratada especial de determinada parte de uma ciência, ou de um assunto em particular (Martinho Alonso).”
“É um trabalho sistemático e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento, mas não extenso no alcance (American Library Association).”
O trabalho monográfico tem as seguintes características:
a) Trata de tema único.
b) É bem delimitado.
c) Tem profundidade.
d) As hipóteses são bem formuladas.
ETEC. RUBENS DE FARIA E SOUZA
CLASSIFICAÇÃO DAS MONOGRAFIAS
a) Monografias Escolares.
b) Monografias Científicas (incluem também Dissertação de mestrado e tese doutoral).
c) Monografia crítica.
PARTES DE UMA MONOGRAFIA
Toda monografia deve conter três partes fundamentais:
INTRODUÇÃO
Nela se dá destaque ao tema escolhido, bem como as explicações da elaboração do estudo, os objetivos que se pretende alcançar, procedimentos e a metodologia empregados.
DESENVOLVIMENTO
Também chamado corpo de trabalho. Nele relatam-se os resultados da pesquisa, qualquer que seja a sua natureza: bibliográfica, campo, experimental, mesmo que a abordagem tenha sido quantitativa, qualitativa ou uma