Estrutura do trabalho científico
Estrutura do trabalho científico
Os trabalhos científicos apresentam uma estrutura composta por elementos ou partes, que devem obedecer a uma ordem lógica preestabelecida. Alguns desses elementos são considerados obrigatórios e outros opcionais. Teses, dissertações e Trabalhos Acadêmicos, como o TCC, apresentam uma estrutura que compreende três elementos. São eles:
a) Elementos pré-textuais: que são os que antecedem o corpo do trabalho, com informações da identificação, finalidade e utilização do trabalho;
b) Elementos textuais: corpo do Trabalho, onde se faz toda a exposição dos argumentos. Deve ter, basicamente, três partes: Introdução, Desenvolvimento e a Conclusão;
c) Elementos pós-textuais: aqueles que complementam o Trabalho e aparecem após a Conclusão.
CAPA
Deve fazer referência à instituição e ao curso no alto da folha. Na sequência, deve aparecer o nome completo do aluno – apenas as iniciais são maiúsculas. O título do trabalho vem no centro; e na parte inferior, aparece o nome da cidade e o ano da apresentação. O título e o nome da universidade devem ser digitados em caixa alta, no centro da página – não devem ser sublinhados ou aparecer entre aspas.
FOLHA DE ROSTO
Vem imediatamente após a capa e nela aparece o nome completo do autor; no centro da folha aparece o título do trabalho desenvolvido, sendo que, logo abaixo, da metade da folha para a direita, aparece uma explicação rápida mais clara acerca dos objetivos do trabalho institucional, seguida da instituição a que se destina a pesquisa. Na parte inferior escreve-se o nome da cidade e o ano. Aqui apenas as iniciais são maiúsculas e não todas as palavras como na capa.
FOLHA DE APROVAÇÃO
Deve conter data de aprovação, nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos membros.
PÁGINAS PRELIMINARES
Páginas que antecedem ao sumário. Podem ser incluídas as seguintes partes, devendo constar cada uma