Metodologia 1 1
3.1 Metodologia Científica
A Metodologia Científica, mais do que uma disciplina, significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudioso quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das idéias. Podemos afirmar até: a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizada e qualquer tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como o mais lógico, racional, eficiente e eficaz. (LAKATOS e MARCONI. 2003)
3.2 Classificações da Pesquisa
Segundo Gil (2001), apresenta uma classificação de pesquisa, porém adota o seguinte referencial: classificação da pesquisa com bases nos seus objetivos e classificação com bases nos procedimentos técnicos adotados. Classificação com bases nos objetivos tem três grandes grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisas explicativas. Classificação com base nos procedimentos técnicos adotados (pois para analisar os fatos dos pontos de vista empírico, para confrontar a visão teórica com os dados da realidade, é necessário traçar o modelo conceitual e também operatório) pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental, pesquisa ex-pos-facto, levantamento, estudo de caso e pesquisa de ação.
3.2.1 Pesquisa bibliográfica
Segundo Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica permite compreender que, se de um lado a resolução de um problema pode ser obtida através dela, por outro, tanto a pesquisa de laboratório quanto à de campo (documentação direta) exigem, como premissa, o levantamento do estudo da questão que se propõe a analisar e solucionar. A pesquisa bibliográfica pode, portanto, ser considerada também como o primeiro passo de toda pesquisa científica.
No projeto de TCC, a pesquisa bibliográfica irá a ajudar a analisar e solucionar o problema levantado, a falta d’água, e a encontrar soluções a ele. Será o primeiro passo para entender o problema minuciosamente e explorar as alternativas de