Projeto Criminologia
Alunas: Raphaela Carlos Barbosa Adriana Silva Ribeiro Anna Paula MAciel Rayanne Alves
Professor(a): Kelly Moreira
PROJETO DE PESQUISA
CRIME ORGANIZADO
12 de março de 2015
Gama - DF
1. TEMA
Estudo das organizações criminosas no Brasil.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
abordar doutrinariamente e jurisprudencialmente sobre o combate ao fenômeno do crime organizado. 3. PROBLEMATIZAÇÃO
será necessário delimitar o significado jurídico do termo crime organizado, e diferenciá-lo ainda de tipos definidos no Código Penal e leis especiais. Atentando-se à dificuldade em se conceituar crime organizado, frente ao número e à complexidade de condutas que o compõem.
4. JUSTIFICATIVA
O estudo das chamadas organizações criminosas, dos instrumentos legais de combate as mesmas, associar os conhecimentos jurídicos e sociais .
Determinar o que seja a organização criminosa do ponto de vista jurídico, depende do que se compreende por crime organizado e conflito social.
Podemos nos referir a uma verdadeira sociedade dentro de uma sociedade com características e estruturas definidas em formas de cooperação e participação, hierarquias e vinculo de forma a controlar e burlar a vigilância. Cabe portanto estudar essas organizações e definir suas ações como crimes.
Segundo Rosa a solução de conflitos sociais não incumbe apenas às normas jurídicas. Também os costumes, as normas morais e religiosas e outras formas normativas de vida social são capazes de levar à acomodação dos interesses conflitantes “(...) de modo que no universo da interação social muitos mecanismos, ou processos, atuam simultaneamente, compondo, acomodando ou ajustando situações.” (ROSA, 2004, p. 68).
Assim, o instrumento legal de combate ao crime organizado, perpassa por vários campos do saber e não afeta apenas uma discussão jurídica, mas sim toda uma