Projeto Iniciacao Cientifica Criminologia 2011
FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ
FANEESP / INESUL
APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
Programa de Iniciação Científica FANEESP/2011
Curitiba, Julho de 2011
1. IDENTIFICAÇÃO
Título: A BUSCA DA IGUALDADE MATERIAL, SOLUÇÕES PARA O FIM DA SELETIVIDADE PENAL
Linha de Pesquisa: CRIMINOLOGIA
Área: DIREITO PENAL
Orientadores: BEATRIZ OLIVEIRA DE PAOLA, MELISSA GONÇALES DOS SANTOS
Departamento / Unidade: INESUL/ FANEESP – ARAUCÁRIA
2. RESUMO DO PROJETO
O presente projeto para Iniciação Científica/ Orientação de Grupo de Pesquisa é definido pela área do conhecimento do Direito Penal, dentro da linha de pesquisa da Criminologia e tem por escopo a questão criminal, com enfoque no fenômeno social da criminalidade e controle social, que na prática são marcados pela seletividade e estigmatização dos segregados.
A Criminologia, como reflexo da crise contemporâneo penal, é tema que tem sido debatido entre os pensadores desde o século XVIII, sem chegar a grandes resultados práticos, neste aspecto necessita não só de esforços, mas de reforços na criação de discursos críticos de compreensão e tentativas de solução do fenômeno das desigualdades nas sociedades contemporâneas.
Dentro do grupo de pesquisa se estudará o crime, o criminoso, as teorias da Criminologia, os aspectos da criminologia crítica, bem como os sistemas penais e seu Controle Social.
Se fará questionamentos acerca das teorias contemporâneas como: Ponto Cego do Crime, Cifras Negras da Delinquência, criminalidade do Colarinho Branco, a questão da estigmatização trazida pela teoria do etiquetamento (labelling approach), bem como a moderna teoria americana das Janelas Quebradas. Sempre na busca de soluções, através do pensamento crítico e da pesquisa cientifica, para o fim da seletividade penal e o fenômeno da estigmatização.
3. INTRODUÇÃO A história da humanidade se delineia em torno de um Poder necessário