RELAT RIO CAPACIDADE TeRMICA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
Capacidade Térmica
AUTORES
Mauricio de Almeida – 201401351174
Pedro Ricardo – 201303050358
Patrick Alison - 201402007523
Prof.: Jorge Antunes Mattos
Rio de janeiro
Data: 22/07/2015
Resumo
Neste relatório falaremos a respeito do experimento realizado em sala de aula e mostrando a analise térmica de um sistema de transferência e equilíbrio de calor. Demostraremos como calcular a capacidade térmica de um calorímetro.
Calorímetro: é um sistema fechado que não permite trocas de calor com o ambiente semelhante à garrafa térmica.
Capacidade Térmica: fornecendo a mesma quantidade de calor para uma massa m de água e para outra massa três vezes maior de água, 3 m, observa-se experimentalmente que para que tenham a mesma variação de temperatura é necessário fornecer uma quantidade de calor três vezes maior para a de massa 3 m que para a de massa m. Temos, portanto, que a quantidade de calor é diretamente proporcional à variação de temperatura. A constante de proporcionalidade é denominada capacidade térmica.
I – Introdução e Fundamentação teórica
Do ponto de vista prático, quando permitimos a dois ou mais corpos trocarem calor até atingirem o equilíbrio térmico, o fazemos dentro de um dispositivo chamado calorímetro, que evita as trocas de calor com o meio externo e a partir disto ele permite a determinação experimental do calor especifico de uma substância.
Basicamente, um calorímetro é constituído de um vaso calorímetro, contendo uma quantidade conhecida de água, onde uma amostra de um material qualquer, cujo calor especifico (C) queremos determinar.
Compõe ainda o conjunto de um termômetro, através do qual podemos fazer a leitura da temperatura de equilíbrio térmico e finalmente um recipiente feito de material termicamente isolante, para evitar a troca de calor com o meio externo.
Para aumentar a temperatura de um corpo homogêneo, devemos fornecer calor ao mesmo. A transferência de calor é