Projeto Costa Rica
A Costa Rica é um destino sem endereços. Nada de nomes nas ruas ou número nas casas. Por mais isso pareça estranho, no pequeno país os habitantes estão acostumados com indicações como 'da casa de construções Manolo, 175 metros ao Sul, 200 ao Norte, o sobrado pintado de azul'.
É mágico ver taxistas e entregadores acertando o seu destino, sem bússolas ou GPS. E impressionante quando você mesmo começa a adquirir noções de distância e de localização dos pontos cardeais.
O catolicismo é a religião oficial da Costa Rica e também a praticada por quase 80% de seus habitantes. Em todas as cidades multiplicam-se as igrejas ladeadas por amplas praças, configuração que gera um clima singelo similar ao encontrado nas cidades de interior brasileiras.
Os costarriquenhos, ou os 'ticos' como eles se autodenominam, são receptivos, simpáticos e, em sua maioria, bem humorados e gentis. Na região de Limon, no Caribe, encontra-se praticamente toda a população negra do país. Vindos da Jamaica para a construção de uma estrada no início do século 20, os negros de Limon comunicam-se em inglês na maior parte do tempo e em geral mostram-se mais expansivos. É nesta região também que ocorre o mais famoso Carnaval costarriquenho, com desfiles nas ruas e muita música caribenha e africana, no mês de outubro.
Uma curiosidade: a Isla del Coco, parte do território do país, é a maior ilha desabitada do mundo e foi cenário do filme 'Jurassic Park'.
UOL.com.br
O território da Costa Rica é dividido internamente em províncias, mais precisamente sete, são elas: Guanacaste, Alajuela, Heredia, Cartago, San José, Limón e Puntarenas, além de outras subdivisões em 81 cantões e 463 distritos.
A área ocupada pelo país é constituída por cordilheiras que cruzam o território de noroeste para sudeste, paralelamente às planícies costeiras.
Quanto a composição climática é constituído pelo clima tropical e subtropical, esfriando nas altitudes. O clima