Projeto Controle Interno
A importância do Controle Interno na Administração Pública e sua busca por uma gestão pública eficaz.
Problematização
O tema está inserido no contexto da Administração Pública, especificamente na gestão pública, em relação aos tipos de controles existentes, bem como da importância destes para auxiliar a administração no desempenho de suas atividades executadas pelos servidores públicos.
O trabalho pretende apresentar a importância da existência de controles internos eficazes dentre da Administração Pública, para a concretização do princípio constitucional da eficiência administrativa.
Justificativa
Esse estudo é importante para analisar e verificar a importância da existência de mecanismos de controle interno na Administração Pública. Tendo em vista, que cada vez mais a sociedade exige um desempenho melhor dos órgãos públicos, um atendimento público mais eficiente e rápido, a transparência dos recursos públicos empregados da melhor forma possível para atender o interesse público.
O controle interno desempenha papel primordial na administração pública, principalmente, pela orientação e vigilância em relação às ações dos administradores, com o objetivo de assegurar eficiente arrecadação das receitas e adequado emprego dos recursos públicos. Nesse sentido, o controle interno é um instrumento de informação e avaliação capaz de inibir as irregularidades e atingir os objetivos de resguardar os bens públicos, além de avaliar a ação governamental no que diz respeito ao cumprimento de metas e execução de orçamentos, e avaliar a gestão dos administradores públicos nos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.
Esta pesquisa tem como finalidade demonstrar a importância do Controle Interno como instrumento que proporciona à Administração Pública informações para garantir o bom funcionamento de seus interesses, de forma a assegurar a integridade do patrimônio público e verificar a conformidade dos atos praticados por seus agentes.
Bibliografia