Resenha Artigo Ensino de Língua Português e Contextos Teórico-Metodológicos.
Ensino de Língua Português e Contextos Teórico-Metodológicos.
Maria Auxiliadora Bezerra é autora do artigo Ensino de Língua Portuguesa e Contextos Teórico-Metodológicos, doutora em Lingüística pela Universidade de Toulouse-le, Mirail, na França e professora do programa de Pós Graduação em linguagem e ensino da UFCG.
Bezerra considera o ensino da língua portuguesa muito voltada para o ensino das regras gramaticais, prendendo-se a uma gramática totalmente normativa e prescritiva.
Essa tradição foi motivada por fatores externos e internos. Como fatores externos temos que segundo Soares ( pg 37) :
O ensino da disciplina portuguesa passou a fazer parte dos currículos escolares no Brasil no fim do século XIX, após muito tempo da organização do ensino. Antes havia apenas o ensino do português para a alfabetização, após isso, as pessoas que continuavam os estudos, eram da classe mais alta, do grupo de elite, que tinham hábitos de leitura e de escrita, e utilizavam uma variedade da língua considerada culta, a mesma usada pela escola.
Ensinar o português era então, levar ao conhecimento dos alunos as regras e normas desta variação lingüística tida como a de prestigio.
Como fatores internos têm o fato de que a classe mais alta que continuava seus estudos iniciava-se após a alfabetização na gramática do latim, o estudo da retórica e da poética, com isso, ao se passar a ensinar o português seguiu-se então o modelo conhecido.
Com o crescimento da lingüística e seus estudos, houve o surgimento de varias teorias para explicar e descrever a língua e seu processo de aprendizagem.
Muitas são as teorias que de formas e níveis diversificados, influenciam a metodologia de ensino da língua portuguesa, embora algumas como a teoria sócio-interacionista Vygotskiana tem se destacado no final do século XX e no começo do século XXI.
Estudos realizados sobre letramento mostram que existem varias outras maneiras de aprendizagem, sendo assim é