Projeto: Conservação e Preservação do livro didático.
TEMA: DIA DE - Devolução e Conservação do Livro Didático
JUSTIFICATIVA:
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê ao mesmo a durabilidade de 03 anos. E o livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai o responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo, conforme anexo II da Resolução nº 03, de 14/01/2008.
Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade das Unidades Escolares, por meio da direção, da coordenação e dos professores, desenvolva ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros do PNLD sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos seguintes.
Esta é uma excelente oportunidade para que o aluno entenda o que é e para que se deve regulamentar o uso do patrimônio público que seus direitos sobre o livro termina quando começam os dos demais colegas.
O bom manejo do Livro Didático envolve a aprendizagem e o exercício da ética necessária ao convívio social e à construção da cidadania. Cuidar do livro, ajudar a conservá-lo, e, ainda aprender o sentido da preservação do patrimônio público.
SITUAÇÕES PROBLEMAS
* Como cuidar do livro didático para que tenha possibilidade de uso durante 03 anos?
* O que fazer para que se tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo?
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo, bem como, quando o aluno for transferido de uma unidade para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros educandos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
* Desenvolver ações que possibilitem a devolução do livro didático.
* Delimitar o Dia De: da devolução do livro didático.
* Identificar