“Conservação e devolução dos livros didáticos”
Título: “Conservação e Devolução dos Livros Didáticos”
Sujeitos:
Escola / Instâncias Colegiadas / Comunidade Escolar (docentes, discentes, funcionários, pais)
Problema:
Como cuidar do livro didático e o que fazer para que se tenha a garantia de devolução do mesmo no final do ano letivo?
Apresentação
O projeto desta natureza, adotado na instituição, marca o início de uma atividade que revela a todos as dificuldades apresentadas quanto a conservação e devolução dos livros da biblioteca escolar. Entende-se que este projeto contribuirá para a melhoria do nível dos trabalhos realizados pelos alunos do Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite, Colégio Estadual José Pavan e Colégio Estadual Luiz Setti, tanto em termos de conteúdo, quanto de apresentação e, recomenda-se sua continuidade. Espera-se dos colegas professores e da equipe pedagógica, colaboração e compreensão, no sentido de darem continuidade às orientações repassadas aos alunos durante a aplicação do projeto. Acredita-se que isto seja de fundamental importância para que haja, nos alunos, mudança de postura em relação ao uso da biblioteca, o que contribuirá para a melhor qualidade da aprendizagem. Sabe-se que o ser humano resiste à mudança, mas acredita-se que quanto antes o aluno começar a mudar seu hábito de preservar, devolver e cuidar daquilo que é de todos, mais rápido chegaremos ao sucesso.
Coleta de Dados:
Gestores : Confiam plenamente no programa do livro que contribui diretamente para a melhoria do ensino e conhecimento. Organizam juntamente com a equipe pedagógica o processo de escolha assim que chega o Guia do Livro Didático. Quanto a entrega e Siscort nunca ocorreu problemas.
Professores : Participam plenamente da escolha em processo coletivo, discussões temáticas, conteúdos, interdisciplinaridade e adequação de linguagem. Os professores aprovam o programa do livro e sentem-se valorizados de participarem da escolha.
Alunos : Os discentes