psicose
Introdução
Do grego Psique, mente + Ose, condição anormal; significando literalmente condição anormal da mente. Psicose é um termo psiquiátrico genérico para um estado mental freqüentemente descrito como envolvendo perda de contato com a realidade.
O indivíduo sofrendo de psicose é chamado psicótico.
As síndromes psicóticas caracterizam-se por sintomas como alucinações e delírios; pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados; distúrbios das relações pessoais e a incapacidade de comunicar-se com clareza. DEFINIÇÃO
O termo psicose é definido como a incapacidade de distinguir entre a experiência subjetiva e a realidade externa, ou seja, existe uma perda de contato com a realidade. O psicótico pode cometer suicídio porque na sua cabeça, uma voz lhe disse pra fazer isso ou pode se jogar de uma janela por achar que pode voar.
CAUSAS
Esquizofrenia;
Depressão;
Doença bipolar;
Abuso de drogas e álcool;
Doenças orgânicas;
Doenças Neurológicas: como por exemplo,
“derrames”, tumores cerebrais;
Demência;
Estresse psicossocial grave;
Privação do sono;
Epilepsia.
SINTOMAS
Delírios;
Alucinações - - Podem ser auditivas (vozes), visuais
(pessoas, vultos, imagens), sensitivas (toques, calor), olfativas (cheiros) e gustativas (sabores).;
Isolamento social;
Desconfiança;
Alterações de personalidade;
Alterações do humor.
Desorganização - fazer “coisas sem sentido” ou pensar de forma não lógica.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito através de avaliação psiquiátrica, observações clínicas que incluem a história de vida do sujeito, seu quadro psicológico e de doenças. A depender do caso, pode-se levar meses para se chegar ao diagnóstico. Testes de laboratório e exames cerebrais podem não ser necessários, mas às vezes podem ajudar a identificar o diagnóstico.
Os testes incluem:
Exames de sangue para níveis de hormônio e