Vamos vestir o livro didático ?
PROJETO “VAMOS VESTIR O LIVRO DIDÁTICO ?” Marelisse Savicki
Período de Duração:
Março à Abril 2013 e durante todo ano letivo
Público Alvo:
Alunos, Pais, Professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pequeno Príncipe com a participação direta também da Gestora e Coordenadora.
PROBLEMÁTICA:
Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo PNLD - PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, observou-se que ainda há quem não encapa seu livro, comprometendo assim a conservação até a devolução dos livros utilizados. Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas convergem para a dificuldade em conseguir plástico ou tempo para encapá-los desobrigando-os da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante o três anos conforme proposta do Programa.
O livro didático é o primeiro patrimônio público com que os estudantes têm contato. Preservá-lo e prestar contas de sua utilização é um exercício para a cidadania futura. Precisamos criar nas crianças e adolescentes a consciência de que o bem público é de todos e de cada um e que, por isso, cada um de nós possui a responsabilidade de conservá-lo.
Surge então a oportunidade de desenvolver um projeto na escola para que a conscientização dos envolvidos sobre a importância da correta utilização dos livros do PNLD.
JUSTIFICATIVA
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que a durabilidade dos livros seja de três anos. O livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a