23487673

361 palavras 2 páginas
Por que, por quê, porque, porquê

Estas quatro formas existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser utilizadas em situações diferentes. A palavra porquê é sinônimo de motivo, causa e razão. A palavra porque significa pois, uma vez que, visto que. As formas por que e por quê significam por qual motivo, por qual razão.

Porquê é um substantivo comum masculino, devendo ser escrito sempre acompanhado de um artigo definido ou indefinido, de um pronome como este, aquele, meu, meus,… ou de um numeral. Significa motivo, razão, causa.

Exemplos:

Gostaria de saber o porquê de sua mudança de opinião.
Dê-me um porquê para eu não me ir embora agora.
Existem dois porquês que justificam seu comportamento.

Por quê é a junção da preposição por com o pronome interrogativo quê. Deverá ser utilizado sempre que o pronome interrogativo quê for tônico e estiver no final da oração, seguido de um sinal de pontuação. Significa por qual motivo, por qual razão. O pronome quê também é tônico e acentuado nas expressões de quê e para quê.

Exemplos:

Você já saiu da escola? Por quê?
Ela está sempre mentindo e eu não sei por quê.
Aquele funcionário faltou ao trabalho e nem disse por quê.

Por que pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Com o pronome interrogativo significa por qual motivo, por qual razão. Com o pronome relativo significa por qual ou pelo qual. Utiliza-se no meio das frases.

Exemplos:

Eu gostaria de saber por que razão eu não fui escolhida para o trabalho. (Pronome interrogativo)
Por que não veio falar comigo? (pronome interrogativo)
As razões por que tive aquela atitude não lhe dizem respeito. (pronome relativo)
Eu já morei na rua por que estamos passando. (pronome relativo)

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações. É muito utilizada em respostas e significa pois, uma vez que, visto que.

Relacionados