Projeto Conservação do Patrimônio Escolar
“Ajude a cuidar do que é nosso!”
- Público alvo: Gestores, professores, funcionários, pais e alunos das unidades escolar.
Responsáveis pela execução do Projeto:
Protagonistas: alunos
JUSTIFICATIVA
As escolas públicas convivem com o problema da depredação do seu Patrimônio durante anos (interno e externo), sendo, por vezes, os próprios alunos responsáveis por atos de vandalismo ou degradação. Portanto, faz-se necessária a conscientização de que o patrimônio público é construído e mantido pelos impostos pagos por todos os cidadãos, estabelecendo relação entre a escola e sua história pessoal, com isso os alunos passarão a contribuir para sua conservação, desenvolvendo laços afetivos com o ambiente escolar. A ideia de desenvolver ações que viessem minimizar a depredação ou mesmo a degradação do nosso patrimônio público partiu de uma necessidade percebida no dia a dia no ambiente escolar. No entanto, faz-se necessário e obrigatório conservar aquilo que é nosso, conforme está previsto na Constituição Federal, nos termos do parágrafo 1º, do art. 216, na seguinte conformidade:
“O poder público com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação”.
Sendo importante criar a cultura da conservação, da preservação, da revitalização. O patrimônio público, portanto, a todos pertence, e para toda sociedade; bem como aos entes da Administração Pública e ao Ministério Público. Dessa forma, deve ser preservado, protegido e defendido, na medida em que só assim haverá condições culturais, materiais para que se construa uma sociedade livre, justa e solidária, para que se garanta o desenvolvimento nacional e para que seja promovido o bem de todos, como manda a