Projeto cinematica
Mecanismo não Grashof
EM29 - Cinemática dos Mecanismos
Discentes:
Eduardo Garcia Mareti
Lucas Dourado
Sérgio luíz Charpeletti
Vinicius Crestani Varela
Docente:
Viviane Cassol Marques
RONDONÓPOLIS,
Dezembro/2011.
Introdução
Neste Trabalho iremos explicar qual é o princípio da lei de Grashof, fazendo uma demonstração prática de um mecanismo não Grashof de quatro barras.
Estes dispositivos podem ser modelados de diversas formas, possuindo uma variada gama de aplicações em mecanismos mecânicos dependendo da sua forma de montagem.
Objetivo
Temos como objetivo realizar um projeto de um mecanismo de quatro barras, não grashof, e determinar uma função para esse mecanismo.
Iremos determinar os comprimentos das barras, verificar se satisfaz a condição de não grashof e o movimento que o mecanismo irá fazer.
Mecanismo de quatro barras
Um mecanismo plano de quatro barras é um sistema mecânico composto de elementos articulados.
O mecanismo de quatro barras é o mais simples possível para movimentos de um grau de liberdade. Ele é extremamente versátil em termos de tipos de movimento que pode gerar.
O estudo de posição, de velocidade e de aceleração dos mecanismos articulados é realizado considerando-se idealmente apenas as barras de ligação com as respectivas articulações, visando à simplificação. Outro aspecto importante a ser mencionado é que de uma forma geral a análise de mecanismos articulados é feita considerando-se as barras como corpos rígidos. Consideram-se também as articulações sem folgas e sem interferências (aspectos muito importantes). 1- Lei de Grashof
A lei de Grashof é uma relação simples, que prevê a condição de rotação ou rotatividade de inversões do mecanismo de quatro barras com base apenas no comprimento dos elos. Podendo ser descrita da seguinte