Projeto Cinema na Escola - 2014
CINEMA NA ESCOLA – “FAÇA UMA CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS”
Este trabalho foi desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa, Marcos Mendes Lisot Marthos Gasperoni, na Escola Estadual Frei Caneca, Ensino Fundamental e Médio – Guaporé/ RS – no segundo semestre de 2014, com os alunos do Ensino Médio.
2014
INTRODUÇÃO
O espaço escolar é terra fértil às pessoas que desejam criar um mundo melhor. Foi pensando nesta realidade que este projeto tomou corpo, afinal a nação que educa não precisa construir presídios.
Não obstante o trabalho, cujo conteúdo poderá ser conferido no vídeo anexo, não teve a sua gênese na Escola Frei Caneca, pois seria um crime esquecer o material que nos foi enviado pelo Ministério Público1 e dizer que a ideia partiu do professor de Língua Portuguesa – Marcos Mendes Lisot Marthos Gasperoni. Este último2 tão somente fez o que um educador é remunerado para fazer, ou seja, fomentar a capacidade que o educando já traz enquanto sujeito ativo da comunidade escolar.
Na verdade, no segundo trimestre de 2014, chegou à Escola Frei Caneca, por meio das mãos da orientadora do ensino médio Andreia Baldissarelli, um documento, enviado pelo Ministério Público, cujo conteúdo trazia o projeto “Cinema na Escola” – (Projeto Cultural desenvolvido no curso de Pós-Graduação, elaborado e dirigido pelo Produtor Audiovisual Ricardo Fagundes3). Apensado ao projeto veio também o filme - “Sua Vida, Nossa Vida” que deveria ser trabalhado com os estudantes4, pelo professor de Língua Portuguesa, do Ensino Médio.
Diante da indicação do Poder Público o filme foi assistido por toda a escola. Felizmente não ficou só nisso. Durante a exibição do curta ideias surgiram e outros significantes trabalhos foram produzidos.
O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS
A primeira etapa deu-se com um simples debate sobre o tema “DROGAS”, cujo tema é o