projeto cadeira de rodas
ANDRÉ VANDER PERINI
CARLOS EDUARDO POLATSCHEK KOPPERSCHMIDT
WILLIAM SFALSIN MANHÃES
PROJETO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I:
CADEIRA DE RODAS
SÃO MATEUS – ES
2013
ANDRÉ VANDER PERINI
CARLOS EDUARDO POLATSCHEK KOPPERSCHMIDT
WILLIAM SFALSIN MANHÃES
PROJETO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I:
CADEIRA DE RODAS
Trabalho realizado pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica do 5º período, apresentando ao componente curricular de
Resistências dos Materiais I.
Prof. M. sc. João Paulo Barbosa
SÃO MATEUS – ES
2013
1. INTRODUÇÃO
A inclusão social é um tema recorrente no modelo de sociedade atual, em que ocorre a busca pela integração de indivíduos com deficiência a partir de modelos de acessibilidade e reeducação, concedendo direitos até então desconhecidos para os deficientes como o artigo 5º da Constituição Federal, que atribui a todos o direito de ir e vir.
Um artigo importante no processo da integração social é a cadeira de rodas, pois possibilita ao cadeirante se locomover em quaisquer vias que sejam estruturadas com rampas e acessos. No entanto, especialmente no Brasil, muitas fabricantes de cadeiras de rodas não estão preocupadas com a durabilidade, conforto e estabilidade dos seus produtos, buscando apenas o menor custo de produção para acumular grandes montantes de lucro.
Atualmente, a maior parte das cadeiras de rodas fabricadas são de aço, o que leva a um peso excessivo que pode ser minimizado a partir da modificação de seu material base para um de menor densidade e propriedades mecânicas semelhantes. O dimensionamento e outros aspectos estruturais de uma cadeira de rodas são fundamentais para que sejam expostos problemas e soluções quanto à sua fabricação.
2. OBJETIVO
Para promover uma maior acessibilidade este trabalho visa, a partir de análises estruturais, dimensionar e adequar cadeiras de rodas simples a outros materiais como a fibra de carbono e o titânio.