Projeto Cabra Forte
Programa que teve o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais e suas famílias, através do aumento da renda proveniente da ovinocaprinocultura e foram selecionados para serem beneficiados com o projeto os pequenos produtores de ovinos e caprinos, com imóveis rurais de até 100 ha, localizados nos 32 municípios do semiárido baiano.
Para tornar viável o projeto outra tecnologia tem que ser implantada que é uma das ações estruturantes mais importante do CABRA FORTE é a implantação de um ponto de água confiável – poço ou barragem – para os animais, assim como a construção de cisternas para armazenar água de chuva para o consumo humano. Pra complementar o programa prevê por parte do governo implantar a plantação em 300 ha de pastagens para produção intensiva de fenos para venda subsidiada ao seu público-alvo, com o objetivo de atenuar os efeitos de estiagens mais prolongadas.
O Programa vem promovendo o melhoramento genético do rebanho, alcançando elevado índice zootécnico, através de técnicas modernas, inclusive inseminação artificial. São oferecidas, também, ações de manejo reprodutivo, garantindo a eficiência na produtividade da ovinocaprinocaultura da região. O CABRA FORTE investe de forma continuada na melhoria da sanidade do rebanho, reduzindo em até 50% as taxas de mortalidade, através da realização de campanha de defesa e manejo sanitário, orientando a vermifugação dos animais, com isso aumentando significativamente a produção de leite e queijo de cabra.
Principais polos de atuação:
Monte santo
Paulo Afonso
Jaguarari
Conceição do Coité
Remanso
Juazeiro
No ano de 2003 a 2006 teve um grande crescimento atendendo 12.500 pequenos produtores de ovinos e caprinos, com uma aplicação adicional de recursos de aproximadamente R$ 25 milhões, na construção de 280 sistemas simplificados de abastecimento de água, 120 barragens, 5.000 cisternas, e custeio de 48 equipes de assistência técnica. O Programa vem recebendo desde o