09Cap4 Mod1
4779 palavras
20 páginas
CAPÍTULO 4FUNÇÕES LOGÍSTICAS
4.1 - GENERALIDADES
O processo logístico de atendimento às forças e OM da MB, no que se refere a pessoal, material e serviços, tendo em vista as fases básicas do ciclo logístico - determinação de necessidades, obtenção e distribuição - implica na execução de várias atividades funcionais.
A logística naval agrupa atividades funcionais de uma mesma natureza, correlatas ou afins, sob a denominação de funções logísticas, a seguir relacionadas:
- SUPRIMENTO;
- MANUTENÇÃO;
- SALVAMENTO;
- SAÚDE;
- RECURSOS HUMANOS;
- TRANSPORTE; e
- ENGENHARIA.
O vulto e a importância das funções logísticas podem propiciar o estabelecimento de sistemas de apoio específicos, desdobráveis, se necessário, em subsistemas correspondentes às atividades funcionais pertinentes.
A reunião de atividades funcionais em funções logísticas tem o propósito de facilitar a organização, o planejamento, a execução e o controle do apoio logístico. Cabe, ainda, reconhecer que muitas vezes elas se interrelacionam ou se complementam.
4.2 - SUPRIMENTO
4.2.1 - Conceito
É o conjunto de atividades que trata da previsão e provisão do material, de todas as classes, necessário às organizações e forças apoiadas.
Na MB, a função logística Suprimento, juntamente com parte da função logística Transporte, integra-se ao conceito mais abrangente de Abastecimento, cujo propósito é promover o fluxo adequado do material necessário, desde as fontes de obtenção até as OM consumidoras. O problema a ser solucionado pelo Abastecimento na MB consiste em saber “QUE” material é necessário (qualidade ou tipo), “QUANTO” é necessário (quantidade), “QUANDO” deve ser provido (tempo) e “ONDE” deve estar disponível (local). As respostas a essas perguntas, obtidas em grande parte pelo desempenho da função logística Suprimento e em menor escala pela função Transporte, tornam possível promover a obtenção e fazer a distribuição, satisfazendo a necessidade do usuário.
Portanto, na MB, Abastecimento é o conjunto de