Projeto: Boas Maneiras
Música
Partindo da constatação da necessidade demonstrada pelos alunos do Infantil 5 de se relacionarem cordialmente, sentiu-se a relevância de tratar sobre o respeito na convivência. Sendo assim, foi escolhido trabalhar o valor da palavra e as boas maneiras, que é o básico dos relacionamentos e são fundamentadas na demonstração do interesse e da consideração e respeito pelas pessoas. O trabalho teve como objetivo a formação de hábitos e atitudes condizentes com as normas da boa educação, despertando no aluno a necessidade de uma atitude criativa e transformadora de seu universo, que o capacitará ao bom convívio social, agregando valores, experiências e reflexões comuns às crianças da Educação Infantil e possibilitando um espaço de aceitação, respeito, interação, amor e recriação permanente.
Músicas, filmes, histórias e interpretações cênicas, por refletirem o cotidiano humano e suas necessidades, limitações, expectativas e potencialidades, foram os instrumentos escolhidos para despertarem nos alunos o interesse e a necessidade de uma mudança comportamental. Jogos e brincadeiras também foram escolhidos para dinamizar as aulas, o que consequentemente acarretaria na promoção de um ambiente alegre e agradável na sala de aula.
Como metodologia, utilizamos os seguintes recursos:
Preparo mental com as crianças em relação ao comportamento antes e depois da aula de música a partir da criação de rotina: acolhida, música de boas vindas, explicação da atividade, atividades do plano, encerramento e despedida.
Levar os alunos a terem consciência do valor das palavras.
Filmes e imagens que mostrassem maneiras boas e ruins de tratar o outro para que refletissem sobre o assunto ao final da exibição.
Ensino de músicas que tratavam sobre “Boas Maneiras”.
A partir da experiência dos alunos, montagem de pequenas esquetes relacionadas a situações do cotidiano, tratando do assunto trabalhado.
Contação de histórias e