A importância da língua portuguesa
Diagnóstico ( social PPP / cognitivo, turma )
- Social
A partir dessas questões sociais, temos uma escola apontada pelos alunos que reflete dois olhares distintos, e estes nos levam a pensar até que se trata da opinião de alunos de escolas diferentes.
A visão dos alunos das séries iniciais é extremamente otimista em relação às suas aulas. É comum nos registros falas como estas: Gostamos da professora, as aulas são divertidas, muitos jogos e brincadeiras, aprendemos a respeitar, a escola é bonita e legal. Enfim, relatos que nos mostram um ambiente acolhedor onde a aprendizagem se dá de forma lúdica e significativa.
Os maiores problemas aparecem nos relatos dos alunos de 6º ao 9º ano. Esta parcela de alunos, sem dúvidas, apresenta um grande descontentamento tanto com os conteúdos ministrados nas aulas, que são desinteressantes e descontextualizados, quanto com os professores que se encontram desmotivados frente ao desinteresse e mau comportamento dos alunos.
O interessante nestes relatos é a consciência dos alunos do seu papel nos problemas apresentados, pois não só os professores, mas eles também são atores deste processo. Portanto, é comum falas como: os alunos brigam na sala, mais atenção quando o professor explica, alunos são mal educados.
A diferença apresentada acima entre as opiniões mais otimistas dos alunos menores e mais pessimistas dos maiores não é privilégio de nossa escola. É comum em livros da área o registro sobre a queda do interesse pela escola no decorrer dos anos escolares. Um pouco disso se dá pelo período conturbado pelo qual passam os alunos. A adolescência é uma fase de dúvidas e mudança de interesses e, por isso, a escola acaba ficando em segundo plano. Outro aspecto a ser observado é a abordagem da própria escola. Durante a Educação Infantil e séries iniciais, as aulas são alegres, prezam pelo lúdico e em virtude de terem uma professora que trabalha a maioria das disciplinas há um contato maior e,