Projeto Ação Pedagógica Bullying
.
Justificativa:
O projeto inicia-se a partir da análise do modo como as crianças percebem e interpretam o Bullying e a necessidade de orientar a respeito do problema. É de grande importância o estímulo à pesquisa, diálogo e à troca de informações, finalizando com o desenvolvimento da capacidade de reflexão.
O bullying, deve ser tratado com seriedade, é uma atitude grave que acontece em qualquer lugar, mas na maioria das vezes eles são mais frequentes nos ambientes escolares. Em vários casos as vítimas deste ato covarde demoram meses e até anos para se recuperarem, muitas delas nem se recuperam, é exatamente por isso a importância deste assunto ser abordado na escola. A comunidade, os professores, os pais devem estar atentos e ter consciência do que é o bullying, como tratar e como prevenir que ele aconteça na vida dos alunos.
A escola madura toma decisões coletivas. Toda a comunidade escolar deve ter consciência do que é o bullying, o que causa, como identificar e principalmente como criar um clima de solidariedade em que o bullying seja extinto. Uma escola só vence o bullying quando os pais, professores, funcionários, comunidade e alunos aprendem sobre causas e consequências do bullying.
Os professores precisam receber treinamento para identificar o bullying, para saber como abordar a vítima, como abordar os agressores, como criar um ambiente de inclusão e principalmente como criar vínculos significativos com as crianças para que esse tipo de situação não ocorra. Professores mal preparados podem piorar a situação e acabar traumatizando os envolvidos.
Situação-problema
O Bullying refere-se a uma forma de violência de caráter verbal ou físico, virtual, psicológico ou moral. Seu objetivo é causar dor emocional. Suas principais características são: a crueldade, a invenção de apelidos, a discriminação, a hostilidade e a difamação. Pode estar presente em diversos ambientes: no