TG Bullying 2014
Disciplina: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional
ATIVIDADE DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
ALUNAS:
Clarice Buche RA 1223863
Ligiane Follmann RA 1233764
Vanessa Follmann RA 1233763
ITAIPULÂNDIA
2014
ATIVIDADE I TEXTO: UM VILÃO CHAMADO BULLYING
É na escola que encontramos um local privilegiado no qual podemos refletir sobre as questões que envolvem a vida como um todo. O universo escolar é o lugar ideal para realização e promoção da cidadania, para socialização, concepção de atitudes e opiniões. Os problemas que permeiam a realidade educacional de agora, inclusive a violência escolar, requerem a busca por um trabalho coletivo, numa perspectiva de união e de solidariedade, educação para o exercício da cidadania, baseada no diálogo.
A luta contra o bullying é um grande desafio, possível de solução numa junção de esforços, pois tem consequências preocupantes para a saúde física , emocional e social de suas vitimas. A escola, a família e a sociedade não devem ter uma visão simplista do problema, mas devem requerer cuidados e ações de relevância em todas as esferas a cerca do assunto.
Precisamos estar juntos para combater essa prática tão desumana e humilhante que constrange e machuca muitos alunos. Devemos trabalhar em conjunto para banir de uma vez por todas esse ato preconceituoso, só assim conseguiremos um maior rendimento e aproveitamento das aulas por parte daqueles que preferem se calar. O bullying é uma ofensa e não deve ser tolerado pelas escolas, ele pode causar danos irreversíveis aos alunos. É preciso estar atento para o limite entre a brincadeira e a humilhação.
No caso do bullying, a orientação educacional deve atuar conjuntamente com a escola, a famílias, e a sociedade deve desenvolver projetos que visem à mudança de paradigmas, trabalhar no sentido de