Projeto Axé
Departamento de Ciências Humanas
Componentes: Edite Sampaio Juliana Costa Quessia Sandrine Carol Medrado Neidson Vieira
TEMA: PROJETO AXÉ
Salvador, 2013
PROJETO AXÉ
Histórico
O Projeto Axé é uma organização não governamental criada em junho de 1990 em Salvador. Este projeto foi iniciado com o apoio político e legal do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (que formou os seus primeiros educadores), recursos financeiros de uma organização italiana de cooperação com o Terceiro Mundo, a Terra Nova, e uma orientação e influência decisivas do seu idealizador e atual presidente, Cesare di Fiorio La Rocca. Este é um educador italiano com quase 30 anos de trabalho dedicado às questões da infância e da adolescência, uma larga experiência como consultor de organismos internacionais e um vasto conhecimento da realidade brasileira, sobre a qual tem trabalhado.
O Projeto Axé trabalha com crianças e jovens em situação de rua (que passam todo o dia na rua ou vivem nela). AXÉ foi pioneira em dar atenção a crianças e adolescentes em situação de rua com uma proposta pedagógica, porque até então muita gente lhes atendia porém de uma maneira assistencialista, eram instituições religiosas ou pessoas que lhes traziam cobertores, roupa, sopa, alimentos, porém sem uma proposta educativa.
O Projeto Axé é bastante grande e reúne mais de 200 funcionários. Ele é constituído atualmente por 01 Assistente Social na função de Gerente do Programa, 01 Pedagogo e 01 Assistente Social, ambos na função de Supervisores, 08 Educadores de formação universitária e de nível médio e 01 Estagiária de Serviço Social, que realizam