Terminologias Materno Infantil
A, an – Prefixo que indica ausência.
AN, ANA – Prefixo que indica para cima, para trás.
AB, ABS – Prefixo que indica separação, afastamento.
ABEVACUAÇÃO – Evacuação normal.
ABORTAMENTO – Interrupção da gestação antes de 22 semanas ou com peso fetal inferior a 500 g, o que impossibilita a vida extra-uterina. É denominado precoce quando ocorre até a 13ª semana e tardio quando ocorre até a 13ª à 22ª semana. Após esse período ou acima desse peso denomina-se parto pré-maturo. O abortamento pode ocorrer de forma natural (aborto espontâneo) devido a condições patológicas da mãe ou do feto, ou induzido
(provocado), quando a retirada do produto (feto) é feito de forma de mecânica ou induzida farmacologicamente.
ABORTAR – Sofrer ou realizar aborto.
ABRANDAMENTO (INSINUAÇÃO) – Encaixe do feto na pelve.
ABRAQUIOCEFALIA – Deformidade congênita em que ocorre a ausência de cabeça e membros inferiores.
ABSCESSO - Acúmulo de secreção purulenta (pus) em tecido inflamatório, formado por uma coleção líquida delimitada por uma membrana (membrana piogênica). Geralmente, é causada por infecção bacteriana.
ABSORÇÃO – Penetração de substâncias exteriores ao organismo, que nele são introduzidas e que, depois de terem ultrapassado todas as barreiras que se lhes deparam (intestino, pele) passam para o interior das células, em que irão exercer ação terapêutica ou danosa.
ABSORVENTE - Toda substância ou material que tem a propriedade de absorver. ACARDIA – Ausência congênita de coração. Ausência de coração no feto.
ACEFALIA – Condição na qual não há o desenvolvimento da cabeça no embrião. Material elaborado pela Enf. Tassiane Mori Valentim
ACIESIA – Esterilidade feminina.
ACONURESE – Eliminação involuntária da urina.
ACROBISTE – Prepúcio.
ACROCEFALIA – Defeito de formação na caixa craniana. A cabeça é achatada lateralmente, a testa elevada, e a região occipital, alongada para o alto, tornando o formato de cabeça cônico.
ACRODINA – Doença infantil na