DEPARTAMENTALIZAÇÃO E ESTRUTURAS
DEPARTAMENTALIZAÇÃO E ESTRUTURAS
Uma das formas de organização de uma firma de um modo mais eficiente e com melhores resultados para os objetivos da companhia.
A escolha de qual critério utilizar para efetivar a departamentalização em uma empresa, depende, geralmente, dos objetivos e da atuação da organização como um todo. A empresa tenderá a se organizar de acordo com a tecnologia utilizada, com a formação do pessoal contratado e principalmente da estratégia adotada pela organização.
O agrupamento é feito de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.
A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Mantém o poder e o prestígio das funções principais
A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula.
Cria eficiência através dos princípios da especialização.
Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita;
Centraliza a perícia da organização.
O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado.
Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.
A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude.
Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas.