trabalho
Análise do filme: “Uma Questão de Honra”
DALLARI, Dalmo. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva. Cap. II.
Marcha Acelerada (1930- 1964)
O período de 1930 a 1964 foi um período intercalado por governos ditatoriais e regimes democráticos. Percebe-se que a partir de 1930 os direitos sociais foram sendo conquistados, principalmente no âmbito trabalhista com a criação do Ministério do trabalho, Industria e Comercio afim de garantir os direitos vindos das relações trabalhistas e uma Legislação vasta das Leis do trabalho. Nesse momento ditatorial muitos direitos civis foram suspensos principalmente a liberdade de expressão do pensamento e de organização, mas o regime promoveu a organização sindical limitado ao corporativismo em estrita participação com o Estado.
Uma das primeiras fases ditatorial foi à eleição de Vargas pelos militares quando a assembleia votou uma nova constituinte, período esse que durou até1945, mas nova intervenção militar, depôs Vargas e deu-se inicio o que poderia chamar com alguma propriedade de democrática, sendo o voto um importante direito ganho, período esse chamado de politica populista.
O Estado Novo foi o principal meio de incentivo do nacionalismo, tendo apoio da esquerda nas teses nacionalistas, percebe-se isso nos movimentos de 1930 e na defesa do monopólio estatal do petróleo. O (ISEB), foi um dos principais divulgadores do credo nacionalista.
A Primeira República tendo como presidente Washington Luís, foi um governo de varias oligarquias, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, com a