knivyi

1056 palavras 5 páginas
DETECÇÃO DA TIREÓIDE CONGÊNITA EM GESTANTES ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE RASTREAMENTO.Resumo
Procurou-se, neste trabalho, comparar os resultados de Pesquisa recente, realizada no Brasil. Objetivo: Detectar Investigar nos estudos científicos publicados os fatores que influencia o aparecimento da tireoide.
Metodologia: Um estudo do tipo qualitativo, explicativo, os dados foram colhidos através de revisão integrativa da biblioteca virtual em saúde.
O diagnóstico e o tratamento precoces do hipotireoidismo congênito (HC) constituem os principais objetivos dos programas de triagem neonatal. Neste estudo avaliou-se o perfil hormonal e os possíveis fatores responsáveis pelo HC transitório (HCT). A gravidez está associada com a necessidade aumentada de secreção hormonal pela tireoide desde as primeiras semanas após a concepção. Para que esta maior demanda ocorra, a gestação induz uma série de alterações fisiológicas que afetam a função tireoidiana e, portanto, os testes de avaliaçãoda função glândula O manejo de disfunções tireoidianas durante a gestação requer considerações especiais, pois tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem levar a complicações maternas e fetais. O hipotireoidismo congênito pode acarretar alterações no desenvolvimento global infantil. Os dados foram colhidos através de revisão integrativa da biblioteca virtual em saúde.
DESCRITORES: disfunção hormonal, doença da glândula tireoide, congênita.
INTRODUÇÃO
O hipotireoidismo congênito é atualmente uma doença investigada em vários programas de testagem neonatal em diversas regiões do Brasil. Boa parte das crianças apresentam sinais e sintomas bem inespecíficos, fazendo com que o diagnóstico clínico seja possível em apenas 5% das crianças. Atualmente, neste grupo de pacientes, não se sabe como distinguir aqueles que têm anormalidades bioquímicas leves e transitórias, como a hipertirotropinemia transitória, daqueles que têm hipotiroidismo permanente e, dessa forma, necessitam ser

Relacionados