Projeto aquecedor solar
Introdução
Como diminuir o consumo de energia elétrica residencial mantendo o conforto de banho para os usuários dos chuveiros elétricos?
Reduzir o consumo de energia elétrica das residências é uma maneira de ajudar no desenvolvimento do país, pois a energia poupada pode ser empregada na indústria aumentando a produção e consequentemente gerando mais empregos e renda para os trabalhadores. Também é possível, com esta ação, adiar os gastos com a construção de novas usinas geradoras de energia, além de deixar o sistema elétrico menos vulnerável a panes(Roberto Levi sprenger).
Porém, para resolver este problema, entende-se que não é suficiente apenas reduzir o consumo de energia do chuveiro elétrico, pois se fosse desta maneira bastaria colocá-lo no modo desligado. É necessário, para o usuário, que o desempenho deste tipo de instalação proporcione o melhor conforto possível com o mínimo consumo de energia. A economia conseguida na conta de energia elétrica não pode prejudicar a qualidade de banho do usuário do sistema elétrico (Roberto Levi sprenger).
Justificativa
Dos sistemas de aquecimento de água utilizados no Brasil, o chuveiro elétrico é o que apresenta maior facilidade de instalação. Pode utilizar apenas tubulações de água fria usando tubos e conexões de PVC (cloreto de polivinila) que são facilmente emendados, um registro de pressão e um braço de chuveiro (tubo terminal em alumínio ou PVC). Seu custo de instalação é normalmente o menor de todos os sistemas de aquecimento. Segundo Prado & Gonçalves (1998), nos últimos 30 anos tem aumentado o uso de chuveiros elétricos nas habitações brasileiras devido às vantagens de serem adquiridos em qualquer parte do país e terem um baixo custo inicial de instalação. Acrescenta-se ainda a facilidade de instalação dos mesmos (Roberto Levi sprenger).
Todos esses fatores contribuíram para popularizar o conforto do banho quente. Segundo Rodel