PJI
Salto, 25 de março de 2014
Trabalho para a matéria de Projeto Integrador
Orientador
Glauco R. C. Fiorante
Autores
Marcius Gabriel Ribeiro
Nathan Grizoste
Nelson Borba
Salto, 25 de março de 2014
1. Resumo
Iremos desenvolver um aquecedor ecológico com sensor de temperatura, utilizando canos de PVC, garrafas PET, Arduino UNO, sensor de temperatura DS18B20, display LCD 16x2. Esse aquecedor poderá ser aplicado em qualquer lugar que chegue luz solar. O sensor de temperatura servirá para o usuário ter controle de quando a água já está quente para ele tomar banho.
2. Introdução
O nosso aquecedor utiliza energia solar para aquecer a água, esse tipo de energia só se esgotará daqui a 7,5 bilhões de anos que é quando o sol irá deixar de existir.
Ele tem muitas vantagens, mas as principais são que ele pode ser feito em qualquer tamanho, isso é, se eu quiser montar ele em um tamanho 2x1 e depois quiser expandir ele para 4x1 é muito fácil devido a sua simplicidade do sistema, e se eu quiser desmontar ele, pois estou me mudando, eu consigo montar ele na outra casa, diferente dos aquecedores comuns que é fixo na casa que instalou.
Umas as desvantagens é que ele possui uma durabilidade menor que os aquecedores comuns, pois a garrafa PET fica diretamente exposta as chuvas de granizo e outros fatores que podem quebrar as garrafas.
3. Fundamentação Teórica
Hoje em dia o preço de um aquecedor solar comum para quatro pessoas é de R$920.50, com o sistema de monitoramento de energia e a placa solar, o preço não passa dos R$300.00
Já existem vários projetos da placa solar, mas o nosso é o primeiro com um sistema de monitoramento de temperatura. Com esses projetos já foi possível comprovar que o aquecedor tem o mesmo rendimento que um aquecedor solar comum.
4. Metodologia
O aquecedor é basicamente duas partes, a placa solar e o sistema de monitoramento de temperatura. Para a placa solar irá usar garrafas PET, canos de PVC e as caixas de