Projeto Aprendendo Com As Diferen As
Aprendendo com as diferenças
Elaborado por: Gillyana Maria Borba da Silva
Público alvo: Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Apresentação Vivemos em uma sociedade em que há grandes desigualdades, e é muito difícil lidar com as diferenças, uma vez que esta exige um exercício crítico e cada ser humano é único.
Pensando em compreender essas diferenças culturas é preciso saber as origens do seu povo, por isso esse projeto busca conhecer a história dos negros e sua contribuição para a cultura brasileira, levando em conta a Lei Nº 10.639 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana na educação básica.
Justificativa
O projeto Aprendendo com as diferenças, foi elaborado no intuito de promover uma diversidade de leitura sobre a cultura africana a fim de conhecer nossas raízes e reconhecer que o povo negro é sinônimo de força, luta, superação e criatividade..., e essa presença negra / africana está presente em nossa vida, seja ela na dança, música, culinária, vocábulos, entre outros.
É preciso compreender que o povo negro africano emigrou involuntariante para o Brasil, sob a marca da maior crueldade de História da humanidade: a escravidão, e nessa perspectiva, devemos olhar nossa brasilidade e nossa africanidade com encantamento, respeito e orgulho, valorizando nossa ascendência negra / africana, e mostrar para nossos alunos brancos, negros, indígenas... que carregamos memórias de várias culturas e herdamos em particular da cultura africana toda sua riqueza cultural e existencial. Objetivo Geral
Despertar no educando a importância da cultura africana na sociedade brasileira, tendo em vista todas as atrocidades da escravidão do racismo, das desigualdades sociais, e raciais, até sua superação e a formação da nossa própria identidade, percebendo o quanto os africanos interferiram no território brasileiro, a partir de sua capacidade de aprendizado, trazendo ao nosso território,