Humilha O Social
A humilhação social está cada dia mais visível no dia a dia da população brasileira tornando-se um problema crônico. Especificamente nas grandes cidades e capitais, onde se encontram grande parte dos menos favorecidos. Pessoas de todas as regiões do Brasil, todos com histórias e objetivos comuns.
Geralmente é a busca da tão sonhada realização profissional, financeira, do primeiro emprego, concurso público, casa própria, entre outros que motivam essas pessoas a se deslocarem para outros lugares em busca de uma melhoria de vida.
O efeito da desigualdade social é imenso. Boa parte da população pobre sofre humilhação social diária, tornando-os abatidos, angustiados, estressados e depressivos. Pessoas se frustram num país onde se é quase invisível no meio da alta sociedade.
Existe uma sociedade dividida onde você vale o que você tem.
Hoje em pleno século XXI, com as tecnologias avançadas, as pessoas vivem como se estivessem escravizadas. Pois, hoje se vive para trabalhar, ganhar e gastar.
As relações sociais nas grandes cidades estão sendo descaracterizadas, onde quem manda é o “real”, (dinheiro). Se não tiver, a solução é mendigar e morar nas ruas como se vê diariamente. A tendência é que os laços públicos percam suas qualidades concretas e humanas. A falta de hospitalidade das grandes cidades é assustadora.
As pessoas não se conhecem mais. Muitas vezes os próprios vizinhos não sabem se quer o nome de quem vive ao lado. Não há mais cumprimentos. E não se pode confiar em ninguém.
Tanta individualidade faz com que as pessoas se tornem cada vez mais distantes umas das outras. E muitos são excluídos dentro da sociedade por causa da diferença social.
A humilhação social na maioria das vezes está relacionada com o grau de escolaridade do indivíduo. Já que, quanto menor for o grau de instrução, menores são as chances de se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e consequentemente reconhecimento perante a sociedade.
Quando se tem acesso a