Projeto ambiental
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
CEZAR CAMPOS
PROJETO: O IMPACTO AMBIENTAL NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS
A UTILIZAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS NA INDÚSTRIA
MANAUS
2008
JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais os medos do homem se modificaram em relação a décadas atrás, hoje podemos presenciar acontecimentos nunca vistos antes, catástrofes no mundo todo causando milhares de mortes e com um ponto em comum: a reação da Natureza em resposta às agressões humanas ao longo do tempo.
As projeções do futuro do planeta são realmente preocupantes, e o pior é que os maiores causadores não serão os primeiros a sofrer as consequências. Na verdade nações que irrisoriamente contribuem para a degradação do planeta já sofrem as consequências, como exemplo, países da África, ilhas da Oceania e até os habitantes dos Pólos Norte e Sul.
Maremotos, terremotos, chuvas ácidas, secas, enchentes, mudanças climáticas, aumento da temperatura global, escassez de água potável e outros recursos naturais, furacões, tornados são alguns dos manifestos da natureza ao longo dos últimos anos e em especial nesta década e espalhados por todo o planeta.
Aponta-se como causador principal a industrialização e capitalização mundial, deste modo o alto consumo de matérias-primas retiradas da natureza para abastecer a indústria nos chama atenção pois achamos ser uma das formas mais desleais de agressão a natureza: a extração descontrolada e voraz dos recursos naturais visando a lucratividade do Capitalismo incutido na consciência de cada ser humano, Capitalismo esse que causa a enorme desigualdade humana econômica e social.
Este tema foi escolhido visando contribuir para a conservação e preservação do meio ambiente em nossa realidade que é a de um grande centro industriário no coração da Floresta Amazônica, berço de milhares de espécies na Fauna e na Flora, floresta esta tão cultuada por estrangeiros,