Projetos ambientais
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
1) Na atualidade, a atividade do engenheiro ambiental é amplamente utilizada como "análise ambiental", como poderá ser o exercício profissional nessa área de atuação, considerando o conceito de análise ambiental que o texto apresenta, nos seguintes exemplos: Normalmente de forma geral a análise ambiental é a avaliação de informações técnicas e ambientais onde os fatores ambientais e suas variáveis são levantados e analisados para serem comparados com os impactos ambientais que podem ser causados pela instalação de um projeto.
1.1) Numa nova rodovia que será construída Para construção de uma rodovia tem que ser analisada a área que será realizado o empreendimento, todo o seu entorno, com base dos dados da fauna, flora, geologia, corpos d´água, deve-se levantas os impactos ambientais gerados, por exemplo, árvores a serem removidas, animais que devem ser remanejados se o caso, os impactos gerados pela necessidade de cortes e taludos no solo, impactos gerados em torno dos corpos d água, entre outros, bem como as medidas mitigadoras para cada um desses impactos.
1.2) Numa usina hidroelétrica. É fato que a geração de energia elétrica é necessária e que as hidroelétricas são uma fonte geradora de energia renovável, porém para sua implantação o engenheiro ambiental tem que analisar a viabilidade ambiental da instalação.
Isso se dá pelos dados da área a ser inundada, qual a fauna a flora, tipo de solo, se há povoados, se é área de preservação ambiental, se o solo é cultivável, devem-se levantar os impactos gerados tais como mudanças no clima, desaparecimento de espécies de peixes, animais e plantas nativas, comunidades ao redor etc. Bem como propor medidas para minimizar os impactos gerados que são muitos.
1.3) Num aterro sanitário Em um aterro sanitário deve-se com base nos dados levantados do local como tipo de tipo de solo, topografia, hidrologia, corpos d água, nascentes, analisar a