Contabilidade
QUINTANILHA
• Teoria do valor-utilidade: Essa teoria pressupõe que o valor de um bem/ serviço está relacionado com a sua utilidade para a sociedade, ou seja, pela satisfação que ele proporciona ao consumidor. Por isso, a teoria valor- utilidade nasce da relação do homem com os objetos
• Teoria do valor-trabalho: Já a teoria do valor-trabalho pressupõe que o valor dos bens ou serviços se forma por meio dos custos que estão associados na formação desse bem/serviço, ou seja, custos com mão de obra, fatores de produção, terra e insumos.
Nesse sentido, pode-se dizer que as duas teorias se complementam e, de certa forma, já estamos falando em demanda X oferta ao analisarmos seus conceitos.
•
Demanda - A demanda ou procura caracteriza-se como a quantidade
de um determinado bem que os consumidores desejam adquirir por um determinado período de tempo. Esse desejo varia, contudo, de acordo com o preço do bem, o preço de outros bens, a renda do consumidor e suas preferências individuais.
Por isso, diz-se que existe uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada de um bem e o seu preço. Essa é a chamada LEI GERAL DA DEMANDA.
Tabela de escala de procura
Alternativas de preço
1,00
3,00
6,00
8,00
10,00
Quantidade demandada
11.000
9.000
6.000
4.000
2.000
Matematicamente podemos inferir que a Qd (quantidade demandada) está em função de um preço, logo:
Qd = f(p)
Essa situação deixa a dúvida: Apenas o preço influencia na demanda de um bem?
Efeito substituição: Constitui uma variável que influencia a demanda por um bem por existir algo similar que poderia substituir um produto demandado. Exemplo: Fósforo e isqueiros. Se o preço da caixa de fósforos subir demais há uma tendência em substituí-los por
isqueiros, já que estes são mais baratos e cumprem a mesma função.
Efeito renda: O aumento da renda da população influencia no