Banco de sangue
Banco de Sangue: São realizadas transfusões ambulatoriais, mediante agendamento, em pacientes que não necessitam de internação. Para isso, é coletado uma amostra com um dia de antecedência e realiza-se a transfusão no dia seguinte. Hospitais: As transfusões ocorrem por meio das Agências Transfusionais do Banco de Sangue instaladas nos hospitais Pompéia, Círculo, Unimed, Saúde e Fátima. Nestes locais o atendimento é 24h e podem ser ambulatoriais, internação, urgência e emergência.
Estoque
As bolsas liberadas e rotuladas são encaminhadas ao estoque que abastece os hospitais conveniados da região e as cinco agências transfusionais do Banco de Sangue. A partir daqui elas estão disponíveis para transfusão conforme compatibilidade com cada paciente e período de validade.
Rotulagem e Liberação
A rotulagem ocorre após a liberação dos exames sorológicos. O sistema permite somente a rotulagem das bolsas liberadas, as reprovadas são descartadas. Esse rótulo contém: nome e endereço do Banco de Sangue, tipagem, fator RH, testes realizados, observações técnicas e identificação que permitam a rastreabilidade do doador.
Imunohematologia e Sorologia O laboratório de imunohematologia verifica a fenotipagem ABO, determina o fator RH, realiza pesquisa de D-fraco, detecta anticorpos irregulares e investiga a presença de hemoglobina S. Os exames sorologicos são realizados em Porto Alegre e realizam testes previstos na lei que regulamenta a doação de sangue como: Hepatite B, Hepatite C, HIV-1 e HIV-2, doença de chagas, sífilis e HTLV-I e HTLV-II. Todos os testes são de alta sensibilidade e são realizados em todas as bolsas de sangue coletadas. Caso seja verificado alguma alteração em qualquer teste realizado as bolsas não são liberadas.
Pré-estoque
Após o processamento do sangue e identificação dos hemocomponentes, as bolsas são armazenadas no pré-estoque aguardando os resultados dos testes laboratoriais.
Lanche
O lanche é servido após a doação