Banco de sangue
A seguir, o doador é submetido a uma entrevista, na qual seu histórico médico, seus hábitos e suas condições de saúde são verificados e anotados num questionário, com o objetivo de certificar-se de que a doação não será prejudicial ao doador e nem ao receptor. A entrevista é realizada individualmente, por profissional capacitado, não sendo permitida a presença de acompanhantes.
Os critérios utilizados para seleção do doador são determinados pela legislação nacional (Portaria 1353 do Ministério da Saúde) e por órgãos internacionais (Associação Americana de Bancos de Sangue).
O ciclo do sangue se inicia com a captação e seleção de doadores, seguindo a triagem clínica, coleta de sangue, análise sorológica e de imunohematologia, processamento, liberação, rotulagem, armazenagem e descarte.
Pré-triagem:
- Verificação dos sinais vitais (pulso, pressão arterial, temperatura axilar), do peso e da altura do doador;
- Realização de teste para detectar se é portador de anemia. (hemoglobina ou hematócrito);
- Hidratação do doador – oferecimento de um líquido açucarado (suco). Triagem Clínica: Consiste numa entrevista feita com o doador, visando a proteção do próprio doador e a garantia da qualidade do sangue que vai ser doado. Deve ser executada por profissional de saúde de nível superior qualificado e capacitado, sob supervisão médica. É aplicado um questionário, em local privado, onde são abordados aspectos da saúde atual passada do doador. Com base