Projeto ambiental - cambuí
“O meio ambiente vem sofrendo a ação antrópica desde muito tempo, com maiores impactos a partir das revoluções industriais. Nele estão inseridos elementos indispensáveis à vida, como a água, o ar puro, espécies que possuem utilidades diversas e, também, atrativos naturais que são essenciais para o turismo. Por tal motivo, turismo e preservação ambiental são duas atividades indissociáveis, uma vez que, para a perpetuação da atividade turística em certo local, seu ambiente natural deve ser respeitado.”
Por muito tempo a questão da preservação ao meio ambiente não era considerada como algo importante; felizmente, hoje a realidade não é a mesma. Por conta dos impactos negativos passamos a nos preocupar mais e mais com nossas ações e suas consequência no meio ambiente, pois quando prejudicamos a natureza prejudicamos, também, nosso modo de vida. Desta forma, surgiu o pensamento de sustentabilidade, que visa o uso dos recursos naturais de forma sustentável, ou seja, que não cause impactos negativos ao meio ambiente. A preservação ambiental é necessária para a defesa de algumas espécies ameaçadas, e a conservação dos ecossistemas, aliada ao desenvolvimento sustentável, é vital para a manutenção e a evolução da biodiversidade.
O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”. É o segmento de turismo que tem mais demanda a cada dia; A