Ideologia segundo karl marxs
Ideologia é um conjunto de ideias e convicções próprias de uma época, uma sociedade, uma classe, e etc.
A ideologia no pensamento Marxista é um conjunto de proposições elaboradas na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer com que pareçam os interesses da classe dominante com o interesse público, a construção de uma hegemonia dessa classe. A ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status e da própria sociedade. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência.
Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de “conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas”. A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento, e não da força, de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade. A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das ideias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de “ideólogos” no sentido de “deformadores da realidade”. No entanto, os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de ideias e opiniões de uma sociedade.
Karl Marx desenvolveu uma teoria a respeito da ideologia, na qual concebe a mesma como uma consciência falsa, proveniente da divisão do trabalho manual e intelectual. Nessa divisão, surgem os ideólogos ou intelectuais que passam através de ideias impostas a dominar através das relações de produção e das classes que esses criam na sociedade. Contudo a ideologia gera, inverte ou camufla a realidade, para os ideais ou vontades da classe dominante.
Ideologia é a sua forma de pensar sob algum