Fatores evolutivos
Recombinação genética
Recombinação é a troca aleatória de material genético durante a meiose.
Na primeira divisão meiótica (prófase I, mais precisamente no paquíteno) ocorre o crossing-over, que é o sobrecruzamento das cromátides homólogas, não-irmãs que se encontram lado a lado.
A relação existente entre meiose e variabilidade genética é principalmente devida à ocorrência de crossing-over.
Para além da separação aleatória dos cromossomas homólogos, um outro fenómeno genético, designado por crossing-over, leva à formaçao de células-filhas com constituiçao genética diferente da célula-mãe.
Quando os cromossomas homólogos se cruzam podem unir-se em certos pontos (quiasmas), podendo ocorrer intercâmbio de segmentos cromossómicos com certos blocos de genes, entre os membros homólogos dos pares.
Seleção natural
Seleção natural (AO 1945: Selecção natural) é um processo da evolução proposto por Charles Darwin para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos conforme evidenciado pelo registro fóssil. Outros mecanismos de evolução incluem deriva genética, fluxo gênico e pressão de mutação.
O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. A seleção natural age nofenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais chances de sobreviver e sereproduzir do que aqueles com fenótipos menos favoráveis. Se esses fenótipos apresentam uma base genética, então o genótipo associado com o fenótipo favorável terá sua freqüência aumentada na geração seguinte. Com o passar do tempo, esse processo pode resultar em adaptações que especializarão organismos em nichos ecológicos particulares e pode resultar na emergência de novas espécies.
A seleção natural não