Teoria Moderna da evolu o
Componente Curricular: Biologia
Prof.ª: Léa Cristina.
Teoria Moderna da Evolução
Componentes
Alex Alfredo Nº 02
Andressa Kelly Nº 06
Jaciara Pinho Nº 19
Julio Cesar Nº 21
Kessia Gabriele Nº 25
Luciléa Santos Nº 29
Talles José Nº 32
Victor Lucas Nº 33
Axixá- Ma
2014
Teoria Moderna da Evolução
Trabalho apresentado á disciplina
Biologia para obtenção de nota
Do 4º periodo
Sumário
1 Introdução
2 Desenvolvimento
3 Conclusão
4 Referências
Introdução
Nas décadas de 1930 e 1940, os conhecimentos acerca da Genética foram unidos às ideias evolucionistas de Darwin numa síntese que teve como resultado uma teoria mais abrangente e mais embasada e, por isso, mais aceita para explicar as leis que regem o processo evolutivo de seres vivos. Essa teoria ficou conhecida como teoria moderna da evolução, ou teoria sintética ou, ainda, Neodarwinismo.
Basicamente, essa teoria faz referência a duas principais conclusões: 1) A evolução pode ser elucidada pelas mutações e pela recombinação gênica, norteadas pelo processo de seleção natural; 2) Os fenômenos evolutivos fundamentam-se nos mecanismos genéticos.
De tal modo, na teoria moderna da evolução, as explicações genéticas são incorporadas ao conceito de seleção natural como justificativa para diversidade das características dos componentes de uma população. Quando Darwin lançou sua teoria evolucionista, cujo ponto fundamental é a seleção natural, os princípios genéticos ainda não eram bem definidos, portanto, ele não contava com um esclarecimento sólido para a origem da diversidade, o que fez com que teoria fosse sujeita a questionamentos para os quais o naturalista não tinha respostas.
Desenvolvimento
A evolução dos seres vivos, ainda hoje, é um tema bastante polêmico e controverso.
Segundo a maioria dos estudiosos desse assunto, as primeiras idéias tratando da origem da vida e das transformações que ocorrem nos seres vivos surgiram na Grécia antiga entre