Trabalho Filosofia Teologica
O que entendo por Religião
Religião X Espiritualidade (Um suspiro da minha alma)
Maximyllian Regis de Souza Alves
Umuarama – Paraná
2015
A palavra Religião vem de Religar, no sentido de Religar o Homem ao Divino.
Penso que esta palavra perdeu muito do sentido original.
O que antes servia para religar o humano ao divino, tornou-se uma ciência, uma profissão, um nicho de mercado, uma muleta psicológica.
A Religião, raiz da Religiosidade nos faz atores de uma peça sem autor, sem texto, sem palco... Apenas encenando uma tragicomédia sem sentido. Na repetição nossa de cada domingo. Com acesso aos pontos de contato (sacerdotes, amuletos, canções e outros ritos) mas, sem contato - Religação - com o Divino.
O mecanismo básico da religião é “Uma relação com o divino que envolve obrigações e favores. Ou seja, aquele que cumpre sua obrigação com relação a determinado Ente Superior, recebe dele benefícios, o contrario também se aplica àquele que não cumpre suas obrigações.
A possibilidade de colocar-se como mediador entre o individuo e o Ser Supremo, torna-se um negócio altamente rentável.
Aqueles que a exploram, o fazem normalmente com base em três pontos,a) O Medo De desagradar o Divino e por isto receber algum tipo de punição, b)A Culpa por se saber errado e não merecedor dos favores divinos, pelo contrario, de seu desfavor, c)A Ganância, possibilidade de receber favores divinos.
Para citar aquilo que pretendemos dizer com Religião, prefiro o termo, Espiritualidade, mas este termo pode chocar alguns, talvez pelo efeito maléfico da religião no imaginário popular com relação àquele que se relaciona diretamente com o Sagrado, por vezes contrariando as convenções.
A Espiritualidade, (independente da religião - Credo, Denominação, Rito...) que pode ser desenvolvida em casa, no secreto, entre os familiares, ou nos grupos, templos – O que sabemos ser a origem da maioria das grandes religiões... Mas, com o foco no Eu