normas da abnt sao tomas de aquino
HERALDO ABUJAMRA, GERCIO HENRIQUE, JOAO VICTOR, GLEDSON MODA.
SÃO TOMAS DE AQUINO
OURINHOS/SP
2013
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem a finalidade de estudar a vida de São Tomas de Aquino, suas obras, a maneira de que pensava e o que defendia, quais eram suas teorias.
São Tomás de Aquino nasceu na cidade de Roccasecca (Itália) em 1225. Foi um importante teólogo, filosofo e padre dominicano do século XIII.
Foi declarado santo pelo papa João XXII em 18 de julho de 1323. É considerado um dos principais representantes da escolástica (linha filosófica medieval de base cristã). Foi o fundador da escola tomista de filosofia e teologia. Tomas buscou utilizar a filosofia greco-latina clássica (principalmente de Aristóteles) para compreender a revelação religiosa do cristianismo. São Tomas de Aquino morreu na cidade de Fossanova (Itália) em 7 de março de 1274.
DELIMITAÇÃO
São Tomás de Aquino nasceu na cidade de Roccasecca (Itália) em 1225 e veio a falecer no dia 7 de março de 1274 em Fossanova, na Itália. Foi um importante teólogo, filosofo e padre dominicano do século XIII.
Aos cinco anos, Tomás começou sua instrução inicial em Monte Cassino, mas depois do conflito militar que ocorreu entre o imperador Frederico II e o papa Gregório IX na abadia, no início de 1239, Landulf e Teodora, seus pais, matricularam Tomás na studium generale(universidade), que havia sido criada recentemente por Frederico II em Nápoles. Foi lá que Tomás provavelmente foi introduzido nas obras de Aristóteles, Averróis e Maimônides, todos que influenciariam sua filosofia teológica. Foi igualmente durante seus estudos em Nápoles que Tomás sofreu a influência de João de São Juliano, um pregador dominicano em Nápoles que fazia parte do esforço ativo intentado pela ordem dominicana para recrutar seguidores devotos.
Aos 19 anos, contra a vontade da família, entrou na