CONSTRUÇÕES SUSTENTAVEIS
Victor Cauê Cardoso Queiroz
Romulo Alvês Cambui
Sabrina Raiane Carneiro de Oliveira
Rammon Frederick
Feira de Santana – BA
2014
Victor Cauê Cardoso Queiroz
Romulo Alvês Cambui
Sabrina Raiane Carneiro de Oliveira
Rammon Frederick
CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
Projeto de pesquisa apresentado ao Facilitador: Luiz Fabricio do Curso de Engenharia Civil da FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
Feira de Santana – BA
2014
Introdução
Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental para a realização dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente.
As construções sustentáveis são caracterizadas pelo emprego de técnicas conscientes, por meio de utilização dos recursos disponíveis de forma sustentável, o que possibilita satisfazer as necessidades sociais sem que para isso seja preciso prejudicar o meio ambiente.
Construção Sustentável
Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, surge o paradigma da construção sustentável. No âmbito da Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento, a construção sustentável é definida como: "um processo holístico que