Juran
Apesar de ter nascido na cidade de Braila, Romênia, Juran passa sua infância em Gurahumora e em 1912 muda-se com sua família para Minnesota, EUA.
Já bem cedo, Juran tem papel destaque em sua turma escolar, principalmente nas disciplinas de Matemática e Física, o que o leva posteriormente em 1920 a ingressar no curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Minnesota.
Em 1924 forma-se e é empregado pela “Western Electric Company”, empresa que futuramente seria responsável por várias inovações no quesito tecnológico e gerencial, o ultimo em razão do trabalho árduo de Juran nesta área.
Em 1926 torna-se responsável pela criação de novas técnicas de controle de qualidade para o Departamento de Inspeção e Estatística.
Com a experiência adquirida no trabalho, Juran publica seu primeiro artigo em 1935, voltado para a qualidade na área da Engenharia Mecânica.
Com o bom desenvolvimento na empresa, tem uma rápida ascensão e é transferido para Nova Iorque sob o cargo de chefe de Engenharia Industrial.
No decorrer do tempo ele se dedica ainda mais nos estudos relacionados aos métodos de gestão da qualidade e cursa Direito na Universidade de Chicago. Já em 1945 ele inicia sua carreira como consultor e palestrante, ampliando ainda mais seu conhecimento na área.
No ano de 1951 ele lança o Manual de Controle da Qualidade, obra mais clássica e referencia para a área.
Após a Segunda Guerra Mundial e a derrota dos países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão) uma entidade japonesa chamada JUSE (União Japonesa de Engenharia e Ciência) convida Juran para lecionar em universidades do Japão e ministrar seminários e cursos para os diretores das maiores empresas do país. O convite foi um sucesso, e Juran juntamente com Deming passa a ser considerado o responsável pelo desenvolvimento extraordinário experimentado pelas empresas japonesas. Sua ajuda foi tão