Projecto Pedagogico Família na Escola
Ano Lectivo: 2013/2014
Pézinhos de Lã
Berçário
Educadora Responsável: Rita Barbosa
Auxiliar Permanente: Teresa Cardoso
Índice
Índice 1
Os nossos bebés 2
Princípios orientadores 3
Caracterização do grupo 5
Rotinas 6
Características e aquisições das crianças dos quatro aos doze meses 7
Objectivos e Estratégias pedagógicos 11
Relação Educador/Criança no primeiro ano de vida 14
Os nossos BEBÉS!
Desde o nascimento que os nossos bebés aprendem activamente através das relações que estabelecem com as pessoas e das explorações dos materiais do seu mundo imediato, descobrem como se hão-de deslocar, como segurar e agir sobre os objectos; e como comunicar e interagir com os pais, familiares e educadores. Os bebés observam, alcançam e agarram pessoas e materiais que especialmente atraem a sua atenção. Escolhem objectos e pessoas para brincar e explorar, iniciam acções que os interessam particularmente, e respondem a vários acontecimentos que ocorrem no seu mundo. Através da combinação única de gestos, expressões faciais, barulhos e (casualmente) palavras, comunicam os seus sentimentos e desejos. Através das suas explorações, passam a confiar nos pais e nas pessoas que cuidam deles em termos de atenção, apoio e desenvolvimento das suas acções, escolhas e modos de comunicar.
É necessário compreender que o bebé desde de cedo explora e estimula a compreensão, desenvolvendo um sentimento de confiança em si próprio e nos outros e que lhe permite tornar-se curioso e autónomo na sua aprendizagem.
A equipa da sala proporciona aos bebés uma aprendizagem activa, apoiando as suas iniciativas e os seus desejos de explorar com os cinco sentidos, proporcionando experiências chave. Uma aprendizagem que se revela fundamental para o crescimento e desenvolvimento humano saudável.
Princípios orientadores
Relação Afectiva:
A relação afectiva deve ter como base a aceitação do