Poligonal topografia
ÁREA POLIGONAL
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. MATERIAIS UTILIZADOS 4
3. MÉTODOS 5
4. CONCLUSÃO 7
5. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Através de levantamento topográfico planimétrico medir uma poligonal para apoio ao levantamento podendo assim fazer a transferência de coordenadas ao longo da medição.
A poligonal a ser utilizada para apoio ao levantamento será uma poligonal fechada, para que através dela possamos controlar os erros cometidos ao longo da medição.
2. MATERIAIS UTILIZADOS
Balizas – É uma haste de metal de forma cilíndrica com uma ponta em uma das extremidades para que possa ser posto em cima de um determinado ponto a ser medido, com coloração vermelha e branca para melhor visualização.
Trena: Instrumento também conhecido como fita métrica (graduada), utilizada para a medição de distâncias, e suas medidas variam de 1m a 100m.
Teodolito: O teodolito é um instrumento utilizado para realizar medidas verticais e horizontais através de graduações em seus eixos, utilizado para fazer triangulações.
3. MÉTODOS
Selecionado a área a se medida, localizar os marcos locados na área. Selecionar um ponto como sendo o ponto de partida (Pto 1), após selecionar o ponto, colocar a baliza no ponto seguinte e medir com a trena as distâncias entre os pontos, fechando assim a poligonal. Após medido a distância entre todos os pontos, locar o teodolito, de modo a ficar nivelado e centralizado em relação ao marco, começar as medidas no sentido anti-horário, e fechar novamente as poligonais. Depois de levantado todas as medidas, montar as tabelas de rumo e fazer as correções necessárias, então depois de pronto os rumos, usá-los para encontrar as coordenadas parciais e corrigindo-as. Então após todos os dados em conformidade, efetuar os cálculos de área por meio de “DDM” e “Coordenadas totais”.
4. RESULTADOS
Poligonal fechada: