Topografia - prática poligonal
Engenharia Civil
Topografia – Prática
Grupo: Carla Cavalcanti, Glenda Miranda, Júlia Lopes, Tássia Morcatti, Thaís Machado,
Relatório – Prática: Levantamento Topográfico através de uma poligonal.
Instrumentos utilizados:
- Prisma
- Estação Total
- Tripé
Procedimento:
Iniciamos a prática identificado o local onde seria efetuada a leitura e quais seriam os pontos da nossa poligonal, neste levantamento definimos 05 pontos. Instalamos o tripé a certa altura, no ponto P1, de maneira que a leitura pudesse ser feita confortavelmente por todos os membros do grupo. Após a instalação do tripé passamos a instalação da estação total preso a ele. Fixado a estação total, começamos a nivelá-la de acordo com o plano em que nos encontramos, de maneira que ela estivesse perfeitamente alinhada a um plano horizontal e a um eixo x imaginário.
Determinamos a altura do prisma e do aparelho, para entrar com esses dados no equipamento. Após os devidos ajustes, realizamos a leitura de vante no P2 e ré no P5, e determinamos o ângulo horizontal, vertical, a distância horizontal P1-P2 e a distância inclinada. Ressalto que, para o cálculo do ângulo interno da poligonal, sempre, devemos zerar o nosso equipamento na ré e lemos na vante.
Como optamos pelo sentido horário para realizarmos o nosso levantamento, mudamos o nosso aparelho para o ponto P2. Determinamos a nova altura do equipamento, pois a do prisma permanece constante, e entramos com este dado na estação. Lemos a ré no P1 e vante no P3, e determinamos as medidas relacionadas anteriormente.
Repetimos esse procedimento até que toda poligonal fosse fechada, ou seja, com a estação instalada no ponto P5, e já com a altura do aparelho estipulada, fizemos a última leitura da poligonal, com ré em P4 e vante em P1, e determinamos as mesmas medidas estipuladas anteriormente.
Após concluirmos a nossa poligonal, demos início as leituras dos pontos irradiados, com o objetivo de